Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Professores > 1 - Marcos Pópolo (Guitarra e Violão)

Marcos Pópolo é atualmente um dos grandes nomes do ensino da guitarra no Brasil. Autor de diversas lições autorais que estampam as capas da revista Guitar Player, contribui com aprendizes do instrumento em todo território nacional.

Possui dois álbuns solos, Rock and Roll World (1997) e Let Yourself Go (2014) cujo esse foi destaque no universo da música instrumental por suas composições e produção.

Em 2014 foi escolhido como um dos representantes da guitarra brasileira da década de 2010, num álbum comemorativo com guitarristas desde os anos 1950 que fizeram parte da história da guitarra brasileira, produzido pelo músico Flávio Gutok e lançado em outubro de 2014 pela revista Guitar Player. O CD "DNA Elétrico! VOL.1" teve a participação de grandes nomes da guitarra, como Edu Ardanuy, Kiko Loureiro, Armandinho, Faiska, André Cristóvan, Robertinho do Recife, Mozart Mello, Heraldo do Monte, entre outros...

Em 2016 ganhou prêmio internacional pela The Akademia Music Awards em Los Angeles, California -EUA - http://www.theakademia.com/february2016_bestalbum_instrumentalrock8.html

Ao longo de sua trajetória, tocou em diversas bandas e gravou com inúmeros artistas.

É fundador e proprietário do Instituto Guitarisma.

Mais detalhes:

Marcos Pópolo é natural da cidade de São Paulo. Guitarrista, compositor e Co-Fundador do Instituto Guitarisma.

Inicialmente Marcos começou a se interessar por música por influência de seu pai (J. Roberto Pópolo). Aos 8 anos cantava músicas italianas (napolitanas) e ocasionalmente se apresentava de forma amadora nas cantinas italianas na cidade de São Paulo, aprendendo desde cedo a lidar com o Palco.

Aos 14 anos começou a se interessar pela guitarra e teve influências distintas, como a banda inglesa Deep Purple e a banda mineira 14 Bis. Os estudos se iniciaram primeiramente na antiga escola TOK em Bauru com o professor Chico. Um pouco mais tarde foi aluno particular do professor Edson Lallo.

O modelo de Edson o incentivou a optar pela profissão. Aos 16 anos, Pópolo começou a desenvolver seus estudos de forma autodidata. E a paixão pelo instrumento era tanta que as horas de estudos começaram a despertar atenção nos amigos, que se tornaram seus primeiros alunos.

Em1993 formou juntamente com os amigos a banda cover "Cavalo Morto". No ano seguinte deixou a banda para integrar outro grupo, o Kara de Anjo que trabalhava apenas com composições.

Após a gravação de alguns trabalhos com o Kara de Anjo, resolveu finalmente registrar suas músicas em um CD, contando com a participação de vários convidados, que de alguma forma, fizeram parte de sua trajetória musical.

O CD Rock and Roll World (1996), foi um dos primeiros álbuns solos gravados por um guitarrista do interior. Foi notícia em muitos pontos de mídia devido ao projeto inovador e pelas composições de um guitarrista de apenas 23 anos na época.

Em 1998 retomou os estudos com o mais renomado professor de guitarra do país, o Prof. Mozart Mello. Estudou com Mozart durante 5 anos. Em 2000 se graduou pelo IG&T (mesmo após ter se graduado, Marcos continuou a estudar com o professor Mozart até o ano de 2003) em São Paulo.

Fundou o Instituto Guitarisma ainda em 2000 juntamente com o amigo Mr. Fabian. Em 2003 retornou a Banda Cavalo Morto momentaneamente, apenas para gravar um CD comemorativo de 10 anos da banda.

Em 2009 participou do projeto "Rock Brazuca", que reunia grandes nomes da guitarra de todo o Brasil tocando a mesma música em vídeo vinculado pela internet. No início de 2012 participou da coletânea "Guitarras Vol.6" - projeto que frequentemente reúne os melhores guitarristas do Brasil.

O músico escreve desde 2012 para a versão brasileira da tradicional revista americana Guitar Player e também produz vídeos com lições e dicas para o site da revista. www.guitarplayer.com.br.

Em 2014 Marcos lançou o CD "Let Yourself Go", o qual foi muito aclamado pela crítica especializada. O sucesso do disco acabou proporcionando ao guitarrista ser escolhido como um dos representantes da década de 2010, num álbum comemorativo com guitarristas desde os anos 1950 que fizeram parte da história da guitarra brasileira, produzido pelo músico Flávio Gutok e lançado em outubro de 2014 pela revista Guitar Player. O CD "DNA Elétrico! VOL.1" teve a participação de grandes nomes da guitarra, como Edu Ardanuy, Kiko Loureiro, Armandinho, Faiska, André Cristóvan, Robertinho do Recife, Mozart Mello, Heraldo do Monte, entre outros...

Marcos Pópolo possui uma fanpage no facebook muito assinada em todo o Brasil: www.facebook.com/MarcosPopolo

Site Oficial: www.marcospopolo.com

Vídeo

[ voltar ]

Instituto Guitarisma - Desenvolvido por IdeiaNet Soluções em Internet