Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Professores > Mônica Hassan (Piano e Teclado)

Mestre em Artes (1996) e Bacharel em Piano (1992) pela UNICAMP, Mônica Hassan é diretora musical, pianista e arranjadora da Cia. Sinfônica de Bolso (Bauru, SP) desde 2010, atuando também como solista, camerista, e educadora musical independente.

De agosto de 2016 a maio de 2017 frequentou cursos de performancepianística, história e teoria da música moderna e educação musical especial na Universityof South Carolina (Columbia, SC, EUA), onde também atuou como Diretora Assistente do 2017 Southeastern Piano Festival.

Durante seus estudos na UNICAMP recebeu orientação pianística de Fernando Lopes, Alexandre Paschoal e Mauricy Martin e orientação científica de Adriana GiarolaKayama, tendo concluído sua dissertação A Relação Texto-Música nas Canções Religiosas de Almeida Prado e a gravação de várias destas obras através de Bolsa e Reserva Técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou como professora efetiva da área de piano no Departamento de Canto e Instrumentos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (RS) de 1997 a 1998, e no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG) de 1998 a 2008. Sua iniciação musical e pianística realizou-se sob orientação da professora Lydia Nonato Teixeira no Conservatório Musical do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração de Agudos, onde concluiu o Curso de Habilitação em Piano (1987), tendo estudado também sob orientação da professora Rosinha SpiewakBrener em São Paulo (1984-1988). Participou de vários cursos e festivais, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) em 1991 e 1993 e o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (DF) em 1995 e 1996, e de masterclasses com os pianistas Antônio Guedes Barbosa (Brasil-EUA), Amy Lin (Taiwan-EUA-França), Arnaldo Cohen (Brasil-Inglaterra-EUA), Daisy de Luca (Brasil-EUA), Fernando Corvisier (Brasil), Francesco Izzo (Itália-EUA-Inglaterra), Gilda Oswaldo Cruz (Brasil-Espanha), Ian Hobson (EUA), Luiz Carlos de Moura Castro (Brasil-EUA), Vladimir Viardo (Rússia-EUA) e Yara Bernette (Brasil-Alemanha).

Realizou diversos recitais como solista e camerista em várias cidades brasileiras, e recebeu premiações em vários concursos estaduais e nacionais, destacando-se entre eles o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1993), com a qual interpretou o Concerto n. 2 de J. Brahms, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Com a Cia. Sinfônica de Bolso realiza desde 2010 o projeto Bravississíssimo! A Música Erudita no Universo da Criança do SESC Bauru, os Concertos Interativos: Grandes Compositores, e o espetáculo Choros Eruditos: As Imagens Musicais de LineiPerroca, apresentando-se frequentemente nos teatros do SESC e SESI SP. Ministra aulas, cursos, palestras e workshops em diversos tópicos musicais, como Desenvolvimento Integral do Músico, Técnica Pianística Expressiva, Musicalização e Desenvolvimento Expressivo Humano, Desenvolvimento Emocional e Inteligências Múltiplas através da Música. Em 2015 atuou como professora de Flauta Doce e Canto Coral no Colégio Prevê-Objetivo de Agudos, onde também ministrou Musicalização através da Expressão Corporal direcionado a crianças das EMEIs de Agudos de março de 2015 a junho de 2016 e a partir de agosto de 2017.

www.ciasinfonicadebolso.com.br https://www.youtube.com/user/CiaSinfonicaDeBolso

Vídeo

[ voltar ]

Instituto Guitarisma - Desenvolvido por IdeiaNet Soluções em Internet